Até que idade é normal a criança apresentar trocas nos sons da fala?
Até qual idade é normal as crianças falarem errado e trocarem “letras” (sons) na fala? Essa é uma dúvida muito comum entre pais e mães.
O que se espera é que com 5 anos, ou no máximo 5 anos e meio, a criança já consiga pronunciar corretamente todos os sons da fala. Porém, isso não significa dizer que seja indicado esperar até essa idade para buscar ajuda de um fonoaudiólogo quando a criança apresentar dificuldades.
Dito isto, antes de detalhar o que se espera em cada idade, eu gostaria de dar duas dicas importantes. Primeira dica:
É de extrema importância oferecer um modelo adequado de fala, e não ficar falando errado com a criança.
Por mais que seja uma gracinha quando ela fala "baguiga" para se referir à barriga, você NÃO DEVE repetir a palavra da forma errada!
Não é necessário que você corrija a criança o tempo todo, basta repetir a palavra de forma correta para que ela receba um modelo adequado. Então você poderia responder: “ahhh essa é a sua barriga? Olha aqui, essa é a minha barriga!” – e assim você repetiu, duas vezes e corretamente, a palavra que ela havia pronunciado de forma errada, sem constranger a criança ao corrigi-la de forma direta!
E, não menos importante, dica número 2:
Estimule a criança a pedir as coisas falando! Não atenda imediatamente quando ela apenas apontar para pedir o que quer.
Você pode perguntar “fala pra mim, o que você quer?” e estimular que ela faça o pedido falando. Se você entrega tudo à mão, assim que a criança aponta para o que ela quer, ela não vai ver necessidade de falar e isso pode dificultar o desenvolvimento da fala.
Ok! Mas...o que eu prometi no início deste post é falar até que idade é normal a criança apresentar trocas na fala, certo? Então, vamos lá!
Até que idade é normal a criança apresentar trocas da fala?
Esta não é uma reposta simples e direta, pois depende muito de quantos anos a criança tem e de quais sons ela está trocando. Existe uma sequência no aprendizado dos sons da fala – a criança começa aprendendo primeiro a pronunciar os sons mais fáceis e, aos poucos, vai aprendendo os sons mais difíceis.
Os primeiros que a criança consegue pronunciar, geralmente, são os sons do B, M e P. Esses sons são chamados bilabiais, porque encostamos um lábio no outro ao pronunciar. Essa aquisição deve acontecer até 1 ano e meio, aproximadamente.
Até os 2 aninhos de idade as crianças já devem conseguir pronunciar também os sons do T, D, e N.
Aos 2 anos e meio já devem saber pronunciar corretamente os sons do C (como na palavra carro), G (como na palavra gato) e NH (unha).
Aos 3 anos, embora ainda sejam esperadas algumas trocas, a fala deve ser inteligível (fácil de compreender, apesar dos erros), pois a criança já deve ser capaz de pronunciar os sons de F, V, S e Z.
Até os 3 anos e meio já deve conseguir também os sons do CH e J.
Aos 4 anos já deve conseguir os sons do L, LH e R (de rato, rua...) e os arquifonemas com R e S que é quando falamos AS, ES, IS, OS, US ou AR, ER, IR, OR ,UR (em algumas regiões o R terá uma pronúncia diferente, mais “puxada”). Normalmente, encontramos os arquifonemas em palavras com o S no final das palavras no plural, por exemplo bolas, coisas e o R, comumente, ao final dos verbos: comer, falar, amar. Mas eles também aparecem no meio de algumas palavras, como em: pasta e porco.
O final da aquisição dos sons ocorre por volta dos 5 aninhos, quando as crianças já conseguem pronunciar o R de barata e careta, por exemplo, e também os encontros consonantais com R e L (PRA, BRA, FRA, PLA, BLA, FLA...).
Portanto, esse é o motivo pelo qual, quando alguém me pergunta se é normal uma criança de 4 anos falar errado, a minha resposta é sempre: depende!
É necessário avaliar a fala da criança para saber!
Vale ressaltar que cada criança possui um ritmo de desenvolvimento. Algumas muito mais rápido e outras um pouco mais devagar. Essa classificação é apenas uma base, uma média do que podemos esperar em cada faixa etária.
Por isso, não se desespere caso o seu filho tenha completado 2 anos e 1 mês e ainda não consiga falar o som do T, por exemplo, que é esperado aos 2 anos. A minha principal dica é: observe os marcos de desenvolvimento para saber o que se espera em cada idade e, caso passe mais de 6 meses da idade esperada para que seu filho consiga pronunciar determinado som, busque uma avaliação profissional com um fonoaudiólogo.
Muitas mães ouvem de conhecidos, amigos e até de alguns profissionais que não são Fonoaudiólogos, que é normal a criança falar errado até os 5 anos e que nós podemos esperar até essa idade. Mais uma vez eu vou dizer: depende!
Se com 3 aninhos o seu filho não consegue pronunciar as palavras com P, B e M, por exemplo, corre pra fono!
Eu sei que é um pouquinho difícil de guardar todas essas informações então, trouxe um quadro resumido para simplificar:
Referência: Honora, M; Frizanco, MLE. Esclarecendo as deficiências. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
Para finalizar, vale deixar claro que a fala é muito mais do que apenas pronunciar os sons corretamente – é saber se expressar, organizar o que quer dizer, relatar fatos, dentre muitas outras habilidades de linguagem. Se você perceber qualquer dificuldade de comunicação em seu filho: procure um fonoaudiólogo para avaliar e te orientar, quanto antes, melhor!
Se esse conteúdo te ajudou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos que estão precisando dessas dicas.
Inscreva-se também no meu canal do YouTube, você encontrará muitas dicas sobre comunicação infantil por lá. Vou listar abaixo, alguns vídeos que complementam o conteúdo deste artigo e que possam te interessar:
- Como o uso de telas interfere no desenvolvimento de fala? 5 dicas práticas para diminuir o tempo de exposição!
Caso queira conferir a playlist completa sobre fala e linguagem infantil, venha maratonar todos os vídeos do canal sobre este assunto – é só clicar AQUI!
Você também pode me encontrar no Instagram @dicasdafono
Comunicar-se bem é fundamental!
Uau... procurei uma fono quando minha filha tinha 2 anos e 4 meses. Este mês ela fez 4 anos e ainda estamos em terapia. Acabou de aprender a falar o T e o D (faz uma semana). Ainda não automatizou. Mas quando corrigimos ela dá conta. Procurei a fono por conta própria, porque ouvi muito que cada criança tem seu tempo, que poderia esperar. Mas, hoje dou graças de ter corrido atrás. Fico muito aflita, porque lá se vão 1 ano e 8 meses de fonoterapia. Mas ao mesmo tempo sei da evolução. Estou sempre entre dois extremos. Feliz por ver ela evoluir e ansiosa para que isso acabe logo. É normal? Quero que ela fale logo, esteja na idade…